O que é Link Building? Tudo que Precisas de Saber

O Link Building é a estratégia de SEO que mais resiste as constantes mudanças de algoritmo do Google.

Desde 1998, o Google usa os “links” que apontam de um site para o outro (os famosos backlinks) para entender a qualidade de um website.

Se o teu site tem muitos links de muitas fontes relevantes, o Google verá o teu site como uma autoridade no nicho que a tua empresa/site atua.

Contudo, o link building para muitos é algo muito “stressante” e extremamente difícil.

Se conseguires aplicar várias técnicas de link building no teu site, facilmente irás ver um grande crescimento nas classificações dos motores de busca.

Para muitos especialistas de SEO, o link building é a estratégia mais essencial para atingir o topo do Google.

O que é o Link Building?

Link building é a arte de obter um link que retorna para o teu site, no site de outra pessoa.

Cada link que aponta de volta para o teu site, funciona como um “voto” aos olhos do Google.

Quantos mais “votos” obteres e quanto maior for a qualidade das pessoas que os fornece, melhor será a classificação do teu site.

Mas para simplificar, vou-te mostrar alguns exemplos de link building:

No website E-Konomista, tem um artigo que relata os 26 melhores sites de emprego em Portugal…

exemplo de link building

Como se pode ver, eles recomendam o site “BEP” e colocaram uma hiperligação para o site do BEP no texto “ver site”.

Por se tratar de um site bem conhecido, este link é um grande “voto” para o website BEP.

Aos olhos do Google, é uma confirmação de que esse conteúdo é bom.

Graças a este link — e a muitos outros semelhantes — o site da BEP tem ótimas classificações nos resultados de pesquisa do Google.

Ou seja… se fores capaz de obter links para o teu site como este… Conseguirás obter classificações muito altas nos resultados do Google.

Mas, porque isso acontece?

O Google introduziu os “backlinks” no seu algoritmo em 1998. Eles acreditavam que os links funcionavam como endossos (autoridade) e tornavam a identificação do conteúdo de melhor qualidade muito mais fácil.

Este sistema ao início foi um fracasso, porque eles focavam na quantidade de links e não na qualidade.

Nessa altura era muito fácil. Quanto mais links se tinha, melhor. Muitos SEOs tiram vantagem disso, criando links e blogs falsos e “enviando spam” para o site (o famoso black hat SEO).

Com o passar do tempo, o Google melhor o seu algoritmo e o link building assumiu uma forma diferente.

A quantidade deu lugar à qualidade e quanto melhor for a origem do seu link, mais potência ele terá.

Isso significa que um link, por exemplo, da RTP1, vale mais do que um link do meu blog.

Mas, enquanto o meu blog estiver ativo e livre de “spam”, os links do meu blog ainda contam e constituem um “perfil de link” saudável para o teu site.

O que nos leva a uma questão importante…

Porque Precisas de Link Building?

Basicamente, tu precisas de uma estratégia de link building para maximizar os resultados de SEO do teu site.

Quando usado em conjunto com técnicas de SEO On-page, o link building poderá levar o teu site para o primeiro lugar do Google em pouco tempo.

E isto faz com que a construção de backlinks seja a técnica mais procurada no SEO.

Podes obter resultados de SEO sem link building, mas SÓ podes obter resultados de SEO incríveis com link building!

Se o teu site não é recheado por links de terceiros — irás perder para a concorrência.

Porque Precisas de Link Building?

O link building também tem um poderoso efeito de marca.

Os seres humanos também veem os links como endossos.

Se eles clicarem numa hiperligação num site que confiam e a hiperligação os levar para o teu site, eles terão uma associação positiva com a tua marca.

A Anatomia de um Backlink

Nem todos os links são criados da mesma forma.

Como tu viste anteriormente, “votos” de diferentes lugares contam mais do que de outros.

Mas o que faz um link valer mais do que outro?

Bem, existem algumas peças que compõem a anatomia de um bom backlink:

  • Relevância: quanto mais intimamente relacionado ao tópico sobre o qual escreveres, melhor.
  • Força do domínio: quanto mais conhecido um site, mais poderoso é o link. Um link da TVI vale muito mais do que o pequeno jornal da tua cidade. Mas esse jornal local vale mais do que o meu blog.
  • Força da página: a página que contém o link desempenha um fator importante. Quanto mais conhecida for a página, mais autoridade o teu site ganhará.
  • Texto âncora: este é o texto ao qual o teu link está anexado. Quanto mais preciso for o tópico do artigo, melhor.

Se um link estiver a faltar em várias áreas aqui ou se estiver a faltar algum desses fatores juntos, ele terá quase nenhum impacto na tua visibilidade de pesquisa.

Se um link tiver todos esses fatores em níveis elevados, ele influenciará fortemente a tua página.

Conclusão

Link building é obter links de um site externo para apontar para o teu site.

Cada link é um “endosso” aos olhos de um moto de busca de que o teu conteúdo é:

  • De alta qualidade
  • E que vale a pena classificar

Esses links precisam ser de alta qualidade e livres de spam. Quanto melhor for o site, mais impacto terá nos resultados de SEO. Eles também têm um ótimo efeito de marca.

Um bom link é relevante, vem de um site conhecido e está conectado a um texto âncora preciso. Um link mau é o oposto.

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