O que são Palavras-Chave e Porque Precisamos Delas?

Compreender o que são palavras-chave (Keywords) e como usá-las é fundamental para o seu sucesso em SEO ou qualquer área do Marketing.

Se acertar nas palavras-chave certas, acabará por atrair milhares de visitantes famintos para o seu negócio todos os meses.

Mas o problema é que muitas pessoas erram e não atraem ninguém ou atraem milhares de pessoas que nada têm a ver com o seu negócio e com isso, não há conversões.

Portanto, hoje vou mostrar como obter as palavras-chave certas!

O que são Palavras-Chave?

Palavras-chave (Keywords) são palavras e frases que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa (por exemplo, o Google) para encontrar respostas.

Essas palavras-chave (ou consultas de pesquisa) ajudam os mecanismos de pesquisa a encontrar o conteúdo mais preciso para a sua consulta.

exemplo de pesquisa de palavra-chave

Isso significa que as keywords primárias dos seus sites devem se concentrar no problema que a sua empresa resolve.

Dependendo do nicho do seu negócio, poderá usar palavras-chave como:

  • Pintores em Viana do Castelo
  • Agência de SEO em Lisboa
  • Aulas de Yoga Porto

Cada uma dessas consultas, declara explicitamente qual o problema que a sua empresa resolver.

E, quando as pessoas não sabem que a sua empresa existe — é assim que eles irão encontrá-lo.

Portanto, é importante que primeiro se decida quais são as keywords primárias do seu negócio, em segundo lugar, é essencial que tenha otimizado o SEO On-Page para essas palavras-chave.

Isso ajudará a garantir que o seu site não seja apenas relevante para o que as pessoas procuram, mas também se concentre em atrair o tipo certo de pessoas.

Como Funcionam as Palavras-Chave?

Palavras-chave servem como “ponte” entre os motores de busca e o seu site.

Eles pegam as pessoas que têm uma consulta e as associam a sites que respondem à consulta.

Mais especificamente:

Keywords ajudam um mecanismo de pesquisa como o Google a identificar o que o seu site ou conteúdo trata, para ajudá-los a colocar as pessoas certas na página certa. Os motores de busca não conhecem automaticamente o tópico do seu site.
 
Em vez disso, eles “leem” o seu conteúdo usando rastreadores e analisam o conteúdo para descobrir quais keywords são relevantes para uma página.

Digamos que administra uma empresa que imprime t-shirst personalizadas.

Mencionar a palavras-chave “t-shirts personalizadas” na sua página ajuda a contextualizar o seu site.

Dê uma olhada em como este site espalhou a keyword na sua página:

exemplo de keyword na prática
exemplo de palavra-chave na prática

Um mecanismo de busca arquivará isso no seu departamento de “t-shirts personalizadas”.

Então, quando alguém chega e pesquisa “t-shirt personalizada”, o site será elegível para aparecer nos resultados da pesquisa.

palavra chave na serp

O resultado disso é:

  1. A pessoa que pesquisa encontra o site certo para resolver a sua dúvida.
  2. O proprietário da empresa consegue um novo cliente que de outra forma não teria.

Para simplificar:

Palavras-chave são a ponte entre os motores de busca e o seu site.

Porque as Palavras-Chave são Importantes?

Sem palavras-chave, não haveria mecanismos de pesquisa ou marketing de SEO.

E não haveria como as pessoas encontrarem a sua empresa facilmente.

O processo de pesquisa SEMPRE começa com palavras-chave!

Independentemente de a pesquisa ser digitada numa barra de pesquisa ou falada num dispositivo.

Portanto, se deseja realmente aumentar a receita dos seus sites, deve levar a sério as palavras-chave em toda a sua empresa.

Porque sem keywords — Como as pessoas encontrarão a sua empresa no mundo de hoje?

Como Palavras-Chave Demonstram Intenção

A melhor coisa sobre as palavras-chave é que as pessoas estão literalmente a dizer o que desejam.

O seu trabalho como empresário é dar isso a eles.

Diferentes tipos de palavras-chave indicam diferentes intenções, então tem que ter a certeza de que está totalmente focado em atrair o tipo certo de pessoas.

Existem três tipos de intenção nas palavras-chave:

  1. Navegacional: o pesquisador deseja ir para um site ou página específica. (Exemplo: Nike)
  2. Informativo: o pesquisador deseja aprender algo novo. (Exemplo: Como Mudar a Bateria do iPhone 6)
  3. Transacional: o pesquisador deseja comprar um produto. (Exemplo: Comprar Óculos de Sol)

Essas diferentes intenções ficam claras nas palavras específicas que a pessoa procura.

Vejamos a Nike como um exemplo:

  1. Navegacional:  se quiser apenas ir ao site da Nike, basta pesquisar “Nike” e clicar no link da página inicial.
  2. Informativo: se quiser saber mais sobre um produto da Nike antes de comprar uma, pode procurar por “Avaliações de sapatilhas air force 1”, por exemplo.
  3. Transacional: se pretende comprar um produto da nike, por exemplo, umas air force, poderá pesquisar “comprar air force” ou “air force baratas”.

Entende as principais diferenças nesses níveis de intenção?

É importante que entenda.

Porque pode otimizar o seu conteúdo para atrair a pessoa certa e o resultado desejado para o seu site.

Por exemplo:

Nunca tentaria competir com a Nike na sua keyword navegacional.

palavra chave nike

Basicamente perderia, mas também obteria tráfego de pessoas que deixariam o seu site imediatamente na procura do site correto.

Mas poderia tentar competir por keywords informativos ou transacionais.

palavra chave infromacional

Porque as pessoas podem não querer necessariamente ler uma crítica ou comprar na Nike.

Mas eles podem querer ouvir isso de um terceiro independente.

Especialmente se puder dar-lhes uma revisão prática realmente detalhada ou um ótimo negócio.

Conclusão Sobre o Que São Keywords

Agora sabe o que são keywords e, porque são importantes para o seu sucesso.

As palavras-chave ajudam os mecanismos de pesquisa a associar as pessoas certas às páginas da web certas.

Ao usar as palavras-chave certas no seu site, pode dizer aos mecanismos de pesquisa como o Google sobre o que é seu site ou conteúdo, para poder ser mostrado às pessoas certas.

Pesquisas diferentes têm diferentes tipos de intenções:

  • De navegação
  • Informativo
  • Transacional

Saber qual deles é mais adequado para a sua empresa ajudará-lhe a escolher as keywords certas.

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